Dever de Casa

Canais com Conteúdo de Qualidade e Gratuito no YouTube

Uma das principais preocupações de diversos professores na hora de montar suas aulas está relacionada às fontes que usarão para estruturar o conteúdo das aulas.

De fato, com a expansão rápida da internet precisamos buscar com mais rigor e seletividade sites ou canais com informações realmente de qualidade.

Tendo em vista essa demanda dos professores selecionamos alguns canais do YouTube de instituições públicas que liberam conteúdo online, gratuito e de ótima qualidade que podem te pensar em novas atividades para suas aulas.

Canal USP

Com mais de 100 mil inscritos, o canal de vídeos da Universidade de São Paulo (USP) é repleto de informações de qualidade produzidas pela própria universidade.

Lá você poderá encontrar canais de comunicação como as matérias do Jornal da USP, trazendo as principais notícias da Universidade, incluindo pesquisas científicas, eventos culturais e acadêmicos.

Além disso há diversas aulas gravadas em cursos completos que abrangem diversas áreas de exatas, biológicas, humanidades e linguagens.

UNIVESP

Esse canal já conta com quase 700 mil inscritos e oferece mais de 8 mil vídeos com aulas e cursos completos de diversas disciplinas.

Vale ressaltar que muitas dessas aulas foram gravadas com professores de universidades públicas como a UNESP, UNICAMP e a USP.

>> Acesse o canal da UNIVESP <<

IMPA

Ultrapassando a barreira dos 40 mil inscritos, o canal do IMPA oferece uma série de aulas abertas, incluindo programadas de mestrado, doutorado, congressos e o PAPMEM, um programa de aperfeiçoamento direcionado para professores de matemática.

>> Acesse o canal do IMPA <<

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

O canal da ABL conta com mais de 600 vídeos que podem ser muitíssimo aproveitados pelos professores e linguagem com propostas de reflexão e, com a devida adaptação, atividades para serem trabalhadas na sala de aula.

>> Acesse o canal da ABL <<

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

Na mesma linha do canal da ABL, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) disponibiliza mais de 600 vídeos com informações sobre os resultados mais recentes nas pesquisas desenvolvidas na área.

>> Acesse o canal da ABC <<

 

ACADEMIA BRASILEIRA DE ARTES

São mais de 100 mil inscritos no canal da ABRA que conta com diversos tutoriais, aulas e vídeos que mostram como o ensino da Arte pode ser abordado.

>> Acesse o canal da ABRA <<

 

Abaixo colocamos os links para os canais de algumas Universidades Públicas do país.

O interessante é que, mesmo nem todas disponibilizando vídeos com aulas, é possível estar por dentro de muitas iniciativas que as faculdades da sua região vem desenvolvendo e integrar essas informações com o conteúdo das aulas, fazendo com que os alunos despertem ainda mais o interesse por essas instituições.

Além disso, as atividades desenvolvidas nas universidades podem ter um destaque especial na prova do vestibular para ingresso de novos alunos, uma vez que as faculdades procuram, através do concurso, selecionar também alunos que tenham interesse e perfil crítico com relações a temas que farão parte de sua realidade a partir do ano seguinte.

Nordeste

UFBA

UFPE

UFC

UFRN

UFPB

UFS

UFMA

UFPI

UFAL

Norte

UFPA

UFRR

UFAM

UNIR

UNIFAP

UFAC

UFT

Sul

UFRGS

UFPR

UFSC

Sudeste

UNIFESP

UNESP

UERJ

UFF

UFES

UFMG

IME

ITA

Centro-oeste

UNB

UFG

UFMS

UFMT

 

 

 

 

Deixe uma resposta