fbpx

É sua primeira vez dando aula?

Olá professores e professoras!

Recentemente colocamos em nosso canal do YouTube nosso primeiro Webinário focado nas práticas de sala de aula.

Nesse vídeo optamos por focar em perguntas frequentes que professores que estão iniciando a jornada em sala de aula não podem deixar de saber, além de dicas valiosas para os professores que já atuam há um tempo na profissão.

Veja os pontos que você não pode deixar de se atentar:

1. Por onde começar?

Conheça bem o seu público e tenha os objetivos da aula bem estabelecidos. Além disso, procure ajustar o tempo de aula com os conteúdos que encontrará nos Livros Didáticos e no Manual do Professor.

2. Definindo os conteúdos

Prepare sempre o conteúdo que planeja dar nas suas duas primeiras aulas. Isso vai te ajudar a determinar quantos e quais objetivos você conseguirá alcançar de acordo com o tempo disponível para aula. Procure estruturar seu planejamento de trás para frente, ou seja: de onde você quer chegar para onde você tem que partir. Nesse caminho vá encaixando os exercícios e focando, principalmente, nas explicações claras.

3. Planejamento da lousa

A dica aqui é usar as cores básicas para cada estilo de quadro. Quadros brancos pedem canetas pretas e azuis , enquanto nos quadros de giz o melhor é utilizar o branco e o amarelo. Na hora de planejar a estrutura, procure usar uma folha em branco ou caderno e escreva os principais tópicos, além das principais informações. Na hora de executar, o ideal se atentar aos espaços para não deixar o conteúdo apertado.

4. O que não fazer?

Jamais vá para uma aula sem planejamento ou ensaio prévio. As chances de algo não sair conforme o planejado são muito grandes. Evite escrever demais na lousa e procure interagir com os alunos deixando as mãos fora dos bolsos e buscando um pouco de contato visual com eles. Na hora de escrever, atenção para não “subir ou descer a ladeira”.

5. Mantenha o Ritmo de Crescimento

Peça um feedback sobre suas aulas e procure tirar fotos dos quadros para poder repensar suas estratégias. Anote o que deu certo e o que não deu para corrigir nas próximas aulas.

Cada uma dessas dicas já pode te ajudar na preparação para as primeiras aulas, contudo, em pouco tempo, você verá que ministrar aulas é uma ciência complexa e repleta de variáveis.

Por conta disso, criamos a plataforma de vídeos Escola de Professores. Lá você encontrará vídeos abordando detalhadamente diversos temas citados nesse post como Análise de Públicos, Como Utilizar o Material Didático, o passo a passo para realizar todo o Planejamento das Aulas, as Técnicas para construir quadros eficientes, além de diversas dicas para Gerir sua Carreira e manter o crescimento constante nas aulas, e muito mais!

Outro material que pode te interessar muito é o nosso e-book: Vou dar Aula Amanhã! O que Fazer? Lá você vai encontrar um conteúdo detalhado sobre diversos pontos que podem te ajudar a construir as suas aulas ao longo de 75 páginas. E o melhor: totalmente gratuito!

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Curtir Carregando...
%d blogueiros gostam disto: